Stadia: serviço gaming não será mais prioridade da Google
Plataforma tem servido de 'marca branca' para outras empresas sob assessoria da gigante estadunidense
Após um ano da declaração do Google de que, agora, via a ideia de jogos em nuvem do Google Stadia como uma mera “plataforma de tecnologia para parceiros do setor” em vez de um verdadeiro rival da Sony, Nintendo e Microsoft, o Business Insider está relatando que os medos de alguns jogadores do Stadia se tornaram realidade: todo o projeto Stadia foi rebaixado no Google, e sua nova prioridade é potencializar experiências de empresas como Peloton, Bungie e Capcom, em vez de atrair mais games para dentro do serviço.
Na verdade, os proprietários de bicicletas Peloton podem já ter experimentado os frutos desses trabalhos - o blog Business Insider relata que o primeiro videogame da Peloton, Lanebreak, foi beneficiado pela tecnologia de jogos em nuvem do Google, agora apelidada de Google Stream. Porém, fontes do BI indicam que a atual situação da plataforma não deve ser revertida.
Funcionários atuais e ex-funcionários disseram que a prioridade agora estava no trabalho de prova de conceito para o Google Stream e na garantia de acordos de marca branca. Estima-se que cerca de 20% do foco foi na plataforma do consumidor. “Há muitas pessoas internamente que adorariam continuar, então estão trabalhando muito para garantir que não morra”, disseram fontes internas. “Mas não são eles que assinam os cheques.”
Duas fontes disseram à BI que o chefe do Google Stadia, Phil Harrison, agora se reporta a Jason Rosenthal, vice-presidente de serviços de assinatura do Google, em vez de diretamente ao chefe de hardware do Google, Rick Osterloh.
Isso é um rebaixamento para toda a divisão Stadia, embora talvez não seja uma surpresa: o Stadia não estava atendendo às expectativas internas do Google, perdendo drasticamente as metas de vendas, apesar de pagar dezenas de milhões de dólares por jogo apenas para garantir portas para a plataforma, de acordo com relatórios do ano passado.
A Peloton não é a única empresa que está usando silenciosamente o Google Stadia como um serviço de marca branca: a AT&T confirmou que seu acesso gratuito baseado em navegador para Batman: Arkham Knight em outubro passado foi executado na tecnologia Stadia. A Capcom está em negociações para fazer o mesmo com as demos baseadas na web de seus jogos também, de acordo com o novo relatório.
E a desenvolvedora de Destiny, Bungie, que a Sony está comprando atualmente por US$ 3,6 bilhões, estava procurando construir sua própria plataforma de streaming em cima do Google Stream, de acordo com BI.
White-labeling (“marca branca”) não é necessariamente um destino ruim para o Google Stadia, mas pode se tornar uma razão para pensar duas vezes antes de comprar um jogo na plataforma de jogos em nuvem do consumidor do Google Stadia quando está cada vez mais claro que o coração do Google não está nessa parte do negócio.