Morre Masayuki Uemura, criador do Super Nintendo

Engenheiro também criou Sistema Famicom, conhecido no Brasil como 'Nintendinho', e havia se aposentado do cargo em 2004

por Vitória Silva qui, 09/12/2021 - 15:25
Reprodução/Twitter Masayuki Uemura jogando em sua residência, no Japão Reprodução/Twitter

O engenheiro e professor Masayuki Uemura morreu, na última segunda-feira (3), aos 78 anos. Uemura é o responsável pela construção do Sistema Famicom ou ‘Nintendo’ Entertainment System (NES), conhecido no Brasil como ‘Nintendinho’, e do Super Famicom, popularmente chamado de Super Nintendo. O anúncio do falecimento só feito publicamente pela família e pela empresa nesta quinta-feira (9).  

O produtor, que ingressou na Nintendo em 1972, começou a trabalhar ao lado de Gunpei Yokoi e Genyo Takeda em jogos eletrônicos de armas leves, incluindo o popular fliperama japonês Laser Clay Shooting System, lançado pela Nintendo em 1973.  Após seu sucesso, Uemura foi nomeado chefe da divisão de R & D2 da Nintendo. A própria divisão se concentrou em hardware e levou aos sistemas de jogos de TV em cores da Nintendo, que começaram em 1977 e agiram como um dos primeiros passos da Nintendo na fabricação de videogames domésticos. 

Em 1981, Uemura começou a trabalhar no Nintendo depois que o então presidente da empresa, Hiroshi Yamauchi, pressionou a criação de um console de videogame capaz de jogar em diferentes cartuchos inseríveis. O Famicom foi lançado em 1983 e se tornou tão popular que estimulou o desenvolvimento do Super Famicom, no qual Uemura continuou a trabalhar a partir de 1988. 

Enquanto o engenheiro era conhecido principalmente por seu trabalho no hardware da Nintendo, ele também passou um tempo trabalhando em vários jogos de NES, incluindo Beisebol, Clu Clu Land e Ice Climber. Uemura aposentou-se da Nintendo em 2004, onde permaneceu como conselheiro no Departamento de Pesquisa e Engenharia. 

Durante uma palestra no The National Videogame Museum no ano passado, o lendário professor falou com carinho sobre a antiga empresa. "Havia algo diferente na Nintendo", disse Uemura. "Aqui estavam aqueles homens muito sérios pensando sobre o conteúdo do jogo. Outras empresas estavam importando ideias da América e adaptando-as ao mercado japonês, apenas tornando-as mais baratas e menores. Mas a Nintendo estava interessada em ideias originais”. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores