Cinemas francês e alemão em destaque no Janela de Cinema

Festival exibe panorama de cinema alemão e mostra de filmes franceses pós Nouvelle Vague

por Carlos Silvio ter, 14/10/2014 - 16:43

A VII edição do Janela Internacional de Cinema do Recife, festival que acontece entre os dias 24 de outubro e 2 de novembro, dedica duas mostras especiais ao cinema francês e alemão. No geral, o evento exibe 130 filmes, entre longas-metragem e curtas, de mais de 20 países. Uma programação que ocupa os Cinemas São Luiz e da Fundação e mais dois novos espaços: Portomídia e Museu Cais do Sertão. Entre as mostras que compõe o Janela, duas se dedicam a importantes pólos do cinema europeu: o francês e o alemão.

Oui

O festival promove a mostra Pós Nouvelle Vague, com oito filmes da década de 1970 e 1980 selecionados pelo crítico Ariel Schweitzer, da revista francesa Cahiers du Cinéma. O evento também recebe o diretor francês Jacques Doillon, que terá três filmes exibidos no Janela, dois na mostra francês: Sem saída (Les doigts dans la tête, 1974) e Vida em família (La vie de famille, 1985); e Mes séances de lutte (2013), que será exibido em sessão especial.

Panorama

22 longas e sete curtas metragem fazem parte da mostra Panorama Alemão. O programa acontece pelo terceiro ano e estreia essa edição no Recife, dentro do Janela. “O cinema alemão se encontra em uma fase de grande desenvolvimento. Não só o sucesso internacional dos filmes do Festival de Berlim de 2014, como também o sucesso de filmes alemães em outros festivais internacionais são prova deste fato”, afirma Mariette Rissenbeek, diretora executiva da German Films, centro de promoção de filmes alemães.

Entre os destaques da programação, Duas Irmãs, Uma Paixão (The Beloved Sisters), escolha oficial alemã para a disputa por uma indicação ao prêmio de melhor filme de língua estrangeira do Oscar 2015. No longa, duas irmãs decidem dividir o amor de um jovem escritor, o que desafia as convenções da época. 

Programas

O Festival também conta com diversos programas convidados, são eles: Cachaça Cinema Clube, cineclube carioca que traz um programa formado por curtas produzidos na Alemanha comunista entre 1965 e 1989, com a queda do muro; Dissenso, Cineclube que traz uma seleção especial de três curtas e por fim o Toca o Terror, coletivo dedicado a filmes de horror que leva para o festival sete curtas de quatro países.

Os ingressos para o Janela Internacional de Cinema do Recife custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Para a programação no Cais do Sertão, a entrada custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). Nas terças-feiras, a entrada no espaço cultural é gratuita.

Confira a programação da mostra Pós Nouvelle Vague, Panorama Alemão, Cachaça Cinema Clube, Dissenso e Toca o Terror:

Foco Pós Nouvelle Vague

A vida em família (La vie de famille, França, 1985, 95 min), de Jacques Doillon

India Song (França, 1975, 120 min), de Marguerite Duras

J'entends plus la guitare (França, 1991, 108 min), de Philippe Garrel

Loulou (França, 1980, 117 min), de Maurice Pialat

La maman et la putain (França, 1973, 209 min), de Jean Eustache

Sem saída (Les doigts dans la tête, França, 1974, 104 min), de Jacques Doillon

A nos amours (França, 1983, 101 min), de Maurice Pialat

Beijos de Emergência (Les baisers de secours, França, 1989, 90 min), de Philippe Garrel

Panorama Alemão 

Via-Crúcis (Kreuzweg, Alemanha, 2014, 107 min), de Dietrich Brüggemann

Stereo (Alemanha, 2014, 95min), de Maximilian Erlenwein

A camareira (Das Zimmermädchen Lynn, Alemanha, 2013, 90min), de Ingo Haeb

Ocidente (Westen, Alemanha, 2013, 102 min), de Christian Schwochow

LOVE STEAKS, Jacob Lasse, 89’

Não me esqueça (Vergiss mein Ich, Alemanha, 2014, 93min), de Jan Schomburg

Tango de uma noite de verão (Mittsommernachtstango, Alemanha, 2014, 82 min), de Viviane Blumenschein (com a presença da diretora)

Domingo 3 (Sonntag 3, 2012, 14 min), de Jochen Kuhn

Sunny (2013, 29 min), de Barbara Ott

Father (2012, 15 min), de Moritz Mayerhofer, Asparuh Petrov, Rositsa Raleva, Veljko Popović, Dim Yagodin 

Rinoceronte a galope (Nashorn im Galopp, 2012, 15 min), de Erik Schmitt

Reality 2.0 (2012, 11 min), de Victor Orozco Ramirez

Floresta (Forst, 2013, 10'45 min), de Ulu Braun

Curta-metragem (Short film, 2013, 2'30 min), de Olaf Held

Cineclube Dissenso

Nova Dubai (SP, 2014, 53 min), de Gustavo Vinagre

O trabalho enobrece o homem (SP, 2014, 17 min), de Lincoln Péricles

O Completo Estranho (CE, 2014, 24 min), de Leonardo Mouramateus

Cachaça Cinema Clube: "Cachaça aus Berlim"

Berliner Blau (Azul da Prússia), de Harmut Jahn, Alemanha, 1989

DEFA Disco Film – Berlin, de Uwe Belz, RDA, 1977

Die Aussicht (Ponto de vista), de Kurt Krigar, Alemanha, 1965

Kühler Kopf, heißes Herz, saubere Hände (Cabeça fria, coração quente, mãos limpas), de Ministerium der Staatssicherheit der DDR / BStU, RDA, 1967

Austausch (Intercâmbio), de Egon Bunne, Alemanha, 1982

Krieg im Frieden: Da sind wir aber immer noch! (Guerra em tempos de paz: assim seguimos!), de Ministerium der Staatssicherheit der DDR / BStU, RDA, 1985

Einmal in der Woche schrein (Grito semanal), de Günter Jordan, RDA, 1982

Toca o Terror

Too Late - Dir: Rani Naamani - EUA, 2011

O Ogro – Dir: Márcio Júnior e Márcia Deretti – Brasil, 2012

Ruído Branco – Dir: Mateus Neiss e Lucas Sá – Brasil, 2013

Don't Move – Dir: Anthony Melton – Inglaterra, 2013

Sexta-feira da Paixão – Dir: Ivo Costa, Brasil, 2014

The Backwater Gospel – Dir: Bo Mathorne – Dinamarca, 2011

O Segredo da Família Urso – Dir: Cíntia Domit Bittar – Brasil, 2014

COMENTÁRIOS dos leitores